Prevenção e Profilaxia

Dental Cleaning

Odontologia Preventiva

O corpo humano é formado por diferentes sistemas, que estão interligados. Uma doença que começa na boca não fica restrita apenas a essa cavidade, mas acaba circulando pelo corpo, podendo causar prejuízos à saude como um todo. Muitas pessoas chegam à vida adulta sem nunca terem sido corretamente ensinadas sobre escovação, fatores causadores da doença cárie e periodontal, assim como não sabem como fazer para evitar as mesmas. Esse nível de conscientização possibilita evitar que a visita ao dentista seja apenas em caso de urgência em função da dor.

A Odontologia Preventiva é então o ramo da Odontologia que foca em prevenir os problemas de saúde bucal antes mesmo que eles aconteçam. Ela é baseada na ideia de que é muito mais fácil, barato e eficiente evitar a doença do que tratá-la depois que ela já se instalou. Durante a consulta inicial com a Dra. Letícia é feito o check up completo e questionário, visando dar voz ao paciente e entendê-lo em sua totalidade. Caso seja necessário, serão solicitados exames para auxiliar no diagnóstico. Todo o conhecimento de anos de estudo será utilizado para a instruição sobre higiene oral, além de uma prescrição individualizada para cada caso, contendo orientações quanto a melhor escova, creme dental e demais cuidados com os dentes.

Profilaxia dentária e seus benefícios

A profilaxia é o ponto de partida para iniciar os cuidados bucais. Ela consiste em  uma limpeza dental mais profunda do que a realizada em casa, conduzida com instrumentos e produtos específicos, com o objetivo polir dentes e resinas, remover toda a placa bacteriana, tártaro e manchas externas. A profilaxia ajuda a prevenir doenças, mau hálito e contribui para a longevidade dos dentes  O resultado são dentes mais bonitos e brancos, gengivas saudáveis e livres de inflamação. O recomendado é que esse procedimento seja realizado a cada 6 meses.